Unimed Sul do Pará

Av. Sol Poente, 2190 - Novo Horizonte, Marabá - PA

Marabá-PA - CEP: 68501670

CNPJ: 14.112.023/0001-00

Administração

A administração da cooperativa é exercida por uma diretoria, um conselho de administração e um conselho fiscal, eleitos pelos associados. Esses administradores têm a obrigação de conhecerem a legislação vigente, serem líderes e verdadeiros conhecedores dos princípios norteadores do cooperativismo. Além da diretoria e do conselho fiscal, existem os órgãos auxiliares da administração, constituídos por comitês, comissões ou núcleos, com atribuições específicas.

       

Cooperativas


A diretoria tem como função executar o que tiver sido aprovado em assembléia geral e tem o poder de indicar uma diretoria executiva, integrada por três de seus membros, cuja função é administrar o dia-a-dia da cooperativa. Já ao conselho fiscal cabe fiscalizar, em nome dos demais associados, a administração do patrimônio e das operações da cooperativa.

No sistema cooperativista, todas as decisões são tomadas em assembléia geral, onde os donos da empresa, ou seja, os seus associados, por meio do voto definem as diretrizes a serem tomadas no negócio.

O princípio da democracia rege a assembléia geral e os votos dos sócios têm peso igual. A partir do momento em que os associados aprovam, em assembléia geral, determinada medida a ser tomada, a diretoria, bem como os demais associados da cooperativa, tem a obrigação de respeitá-la e cumpri-la.

Tal obrigação independe da participação destes na assembléia. Muitas vezes, a complexidade do exercício de determinadas atividades exige a contratação de pessoas especializadas, sendo permitido à diretoria contratar pessoas que não sejam associadas à cooperativa.