Unimed Sul do Pará

Av. Sol Poente, 2190 - Novo Horizonte, Marabá - PA

Marabá-PA - CEP: 68501670

CNPJ: 14.112.023/0001-00

Formação do Cooperado

O trabalho de conscientização dos que integram uma cooperativa busca afastar a tentação do individualismo de cada um deles, fazendo com que todos cresçam juntos, ajudando-se mutuamente. Derivado do "princípio do desenvolvimento interior", o processo de formação cooperativista se constitui numa atividade permanente, direcionada para a expansão do Cooperativismo, através da difusão de sua doutrina, como forma de promover uma melhor organização social e econômica da comunidade.

Educar no Cooperativismo é uma prática muito antiga. Os pioneiros de Rochdale, mesmo como simples operários que eram, já tiveram essa preocupação e reservaram, em seus estatutos sociais, 2,5% das sobras para a educação. A própria legislação brasileira, reconhecendo a importância da educação no movimento cooperativista, estabeleceu a obrigatoriedade da criação de uma fonte de recursos para essa finalidade específica, que é o Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (FATES).

       

Cooperativas

E não poderia ser diferente. Tomando-se como exemplo o Cooperativismo de Trabalho Médico, se nele não houvesse um núcleo destinado à atividade educativa, ficaria muito difícil informar aos seus diversos segmentos (cooperados, usuários, funcionários, prestadores de serviços, fornecedores e o público em geral) da natureza e vantagens da cooperação.

O Planejamento Estratégico da Confederação das Unimeds do Norte/Nordeste para o período 2000/2003 tem a Formação Cooperativista e de Recursos Humanos como uma de suas quatro Diretrizes Básicas. Nela, estão contemplados Programa de Formação Doutrinária; Empresarial e Técnico-científica do Cooperado; de Capacitação Gerencial; de Promoção da Saúde e Medicina Social; de Medicina Ocupacional e Acidente do Trabalho e de envolvimento com a comunidade (Programa Sócio-cultural).