Unimed Sul do Pará

Av. Sol Poente, 2190 - Novo Horizonte, Marabá - PA

Marabá-PA - CEP: 68501670

CNPJ: 14.112.023/0001-00

Origem

A primeira cooperativa do mundo teve origem no norte da Inglaterra e baseou-se em princípios que, com o passar do tempo, foram disseminados por todo o mundo.

Com a Revolução Industrial, que estava em processo na Europa desde o século XVIII, o Estado passou a controlar o avanço do capitalismo moderno e ocorreu um crescimento acirrado da classe proletária, que estava sujeita ao controle dos capitalistas e a condições de trabalhos a ela impostas. A cooperativa surgiu, nesse contexto, com o intuito de promover uma mudança estrutural, proporcionando melhores condições de trabalho aos proletários e bloqueando a ação dos intermediadores.

       

Cooperativas


No ano de 1884, um grupo de 28 tecelões de uma fábrica de Rochdale, na Inglaterra, dentre os quais uma mulher, se reuniu e resolveu combater o avanço do capitalismo e os intermediários que não obedeciam o princípio da justiça no trabalho. A idéia era criar um sistema econômico onde a base seria a ajuda mútua, o solidarismo humano, a cooperação, a honestidade e o esforço coletivo.

Dessa forma, surgiu o cooperativismo que, além de possuir caráter econômico, abraçava medidas de defesa social. Naquela ocasião, formam estabelecidos os conhecidos Princípios de Rochdale, que se resumiam em gestão democrática, livre adesão, distribuição do excedente liqüido, taxa limitada de juros ao capital, seleção dos membros, educação dos cooperados e neutralidade política e religiosa.

Esses princípios tiveram uma boa receptividade em diversos setores, originando modalidades distintas de cooperativas e, até hoje, funcionam como base do cooperativismo mundial.